03 outubro, 2015

Fotografias ou retratos

Num mundo que pode ser lido você com certeza estará preso entre parênteses.

Já se passaram algumas primaveras sem folhas desde que retirei da parede da sala na casinha de campo ao lado daquele mega centro comercial todos os nossos retratos, mas não tive coragem de me desfazer dos outros guardados na gaveta da mesinha torta de canto depois de tê-los retirado da parede. A verdade é que nessa casa eu só tenho cacarecos e ai vão trocentos broches de ágata que colecionava, louças empoeiradas, móveis em desuso que pra ser sincera nem mesmo usei- eram da minha vó- acordeões e violas do meu pai e mais uma orquestra de velharias metálicas que vivem esperando um passo em falso meu para entoarem pavonadas estrondosas.

Partido em pedaços uma vez o coração pode ser partido tantas outras e cada amor que passa vai levando o seu.

Sim, a saber, da primavera sem folhas já ia me esquecendo de contar que dei uma repaginada naquele nosso jardim que de última hora consegui lhe convencer a não cultivar rosas em razão desse nosso clima tão inferno brasileiro, se bem que, insisti tanto para irmos morar na argentina mas esse futebol lhe roeu os miolos. Gritei as mil diagonais do mundo que não tenho nada contra argentinos!

As lágrimas degradaram o degradê que distinguia os dias comedidamente bons dos dias pavorosamente apáticos.   

Quando sua mãe ria ao me contar de suas malcriações de criancinha mimada que ela resoluta negava ter mimado eu me divertia e ria, afinal, eram somente malcriações de criancinha mimada e jamais imaginei que você as levaria para a fase adulta ao ponto de fazer birra quando mencionei a possibilidade de morarmos na argentina, mas tudo bem você já se foi e o peso argentino só achou de nos ser favorável agora, que por falar em peso, olha que carrega minha consciência algumas toneladas de arrependimento porque eu era moça de família rica e meu pai não era de cultura patriarcal machista. Poderia ter ido sozinha. Viveria num lugar em que se pode cultivar rosas e que nem todo mundo é fã do Pelé, ora e veja...

- Vó. Ei! Chá?


Não sou como as mocinhas delicadas que tomavam chá a tardinha, aliás eu já sou velha e gosto mesmo é de um café preto.