31 julho, 2016

R.H

27 anos, formado e sem emprego. Marcio tentara de tudo e já cogitava ultrapassar fronteiras brasileiras pra deixar curriculum quando, voltando de mais uma entrevista frustrada, dá de cara com um anuncio de emprego no poste: “Empresa domiciliar, contratamos homem/mulher, 18 à 100 anos, experiência com supervisão mobiliária, monitoramento setorial e vendas”. Por já ter trabalhado em lugares que exigiam aptidões semelhantes resolveu tentar a sorte.

- Opa, bom dia! Vim por causa do anuncio no jornal.
- Sério? Bom saber que um homem foi o primeiro a se interessar...
- Hã? Como assim?
- Nada, fique tranquilo!
- E onde mais precisamente fica a empresa, a sala de entrevistas?
- Como dizia no anuncio, que creio eu que você tenha visto, trata-se de uma empresa domiciliar, e se você disser que desde já topa, tá contratado.
- Mas eu preciso conhecer o local, ter conhecimento das minhas funções e tal...
- Certo, comecemos aqui pela sala. Verifique dia sim outro não e dê uma varrida no chão debaixo do sofá. Quanto ao tapete, apenas o aspirador de pó. Nada de vassoura! No raque ponha só um pouquinho do Lustra Móveis, é madeira africana. Resistente mas não se dá bem com esses produtos químicos.
- Eu não estou entendendo muito bem...
- Eu pus no anuncio, querido. Lembra? “Supervisão mobiliária”
- Sim, mas eu já trabalhei nessa área e...
- Deixa pra lá, é o de menos. Vamos seguindo. O cachorro só pode fazer as necessidades dele naquele canto, além disso ele não pode entrar no quarto da Ciça, e nem atrapalhar o Meneguiberto das 9 as 12. Ele trabalha muito focado e odeia quando alguém atrapalha.
- Espera, eu vou ter que determinar onde o cachorro tem que fazer cocô?
- Não, o lugar já está determinado. Você tem apenas que monitora-lo e impedir que ele faça em outro local.
- Mas isso mesmo é que não estava no anuncio!
- “Monitoramento setorial”... Você precisa prestar mais atenção no que lê rapaz! Bom, e por último temos o telefone e a Ciça.
- Telefone e a Ciça?
- Sim. Quanto ao telefone, o Meneguiberto é o filho mais velho dos sete. Então toda hora ligam pra ele pra falar de um problema, pra pedir dinheiro ou as vezes só pra pedir um concelho. Quando se tratar de algum problema da família ou só dinheiro mesmo você anota em algum papel, mas quando for um concelho, pode se sentar e bater um papo tranquilo e dê você mesmo. A família dele não morde. A Ciça já é bem diferente, ela grita muito e quando ela gritar quem aparece? Você! Sua mãe cantou pra você dormir quando era bebê? Pois então, tenta lembrar de alguma canção de ninar e põe essa goela pra trabalhar! Quanto a frauda, troque de quatro em quatro horas e a papinha dê de seis em seis. O resto deixe comigo.
- Tá, mas lá não falava em auxiliar administrativo...
- Auxiliar administrativo? Meu filho, acorda! Isso é setor de R.H.
- E quanto a experiência com vendas? Isso não adianta dizer que não tinha porque tinha e foi o que me fez vir!

- Ah sim, eu vendo cosméticos pra ajudar nas despesas. Que dar uma mão?